• SAPATILHAS
  • HOMEM
  • MULHER
  • CRIANÇA
  • DESPORTOS
  • CYBER
  • OUTLET
O teu saco de compras está vazio
Sarah Sharp/dezembro 2019

ADIZERO - SAPATOS DE RUNNING CRIADOS PARA BATER RECORDES

Descobre como os adizero democratizaram a velocidade, batendo recordes mundiais e empoderando os runners que correm todos os dias.

A HISTÓRIA DE ADIZERO - O NASCIMENTO DE UMA LENDA

Em 2004, após décadas de experiência na criação de calçado de running para competições, a adidas quis ir mais longe ao desenvolver um sapato que viria a redefinir o conceito de velocidade.

Para esta tarefa, não havia ninguém melhor que o lendário designer japonês, Toshiaki Omori, colaborador da adidas na criação de calçado de running desde 1999. Tendo passado grande parte da sua vida a desenvolver a sua filosofia de design “de dentro para fora”, Omori acredita que a anatomia do pé deve estar sempre em primeiro lugar no processo de criação. Utilizando moldes de pés reais, conhecidos como formas, trabalhou para criar o ajuste mais perfeito e aerodinâmico possível - a que ele chamou “microfit”.

running-ss20-adizero-story-omori-desktop

Para alcançar esta simbiose entre pé e sapato, a simplicidade era essencial. Desde a escolha de materiais e tecidos, até ao peso e amortecimento da sola, todos os elementos foram criteriosamente selecionados. O sapato precisava de uma sensação leve para maximizar a velocidade sem comprometer o conforto. Tinha de ser elegante, com um ajuste tipo meia e ao mesmo tempo, ter velocidade. Além disso, como os runners sabem, um sapato também ter de ser visualmente rápido.

Durante cada etapa da jornada de design, surgia um novo desafio. O sapato tinha de ser versátil e adaptável a qualquer condição que o atleta pudesse enfrentar - repetições de quilómetros na pista, uma corrida de 10 km, sessões com intervalos na passadeira ou uma ultramaratona.

Escusado será dizer que a equipa de design e desenvolvimento se dedicou ao máximo para cumprir todas as expetativas.

Finalmente, após anos de um desenvolvimento minucioso, chagava o momento de apresentar adizero ao mundo.

Estávamos em setembro de 2008, na noite anterior à Maratona de Berlim. No seu quarto de hotel, a corredor etíope de longa distância, Haile Gebrselassie, calçou o primeiro protótipo dos adizero Adios. Fez uma corrida no corredor do hotel, testando-os e sentindo a capacidade de resposta da sola quando os pés tocavam o chão. Impressionado, decidiu usar os adizero na maratona.

No dia seguinte, bateu o recorde mundial por 29 segundos, com um incrível tempo de 2.03.59. A sua terceira vitória consecutiva.

running-ss20-adizero-story-neftanga-desktop



A TECNOLOGIA ADIZERO REVOLUCIONA O MUNDO DO RUNNING

Desde a sua estrondosa estreia em 2008, os adizero colecionaram mais de 150 vitórias no mundo das corridas de elite. Para possibilitar essas vitórias, a equipa adizero aprimorou de forma rigorosa o sapato - "testar e melhorar com o apoio dos atletas é fundamental no nosso processo", refere Moritz Hoellmueller, designer de calçado da adidas running.

Tendo em conta o feedback dos atletas, os designers estão constantemente a canalizar a sua criatividade para desbloquear novas inovações. E de cada vez que o fazem, os atletas ganham a capacidade para se superarem ainda mais.

Lee Ryan, atual capitão dos adidas Runners Dubai e pai de dois filhos, melhorou o seu desempenho com a evolução do sapato. Com os adizero nos pés, quebrou cinco recordes mundiais, incluindo a maratona mais rápida concluída com um carrinho duplo. "Com o tempo, sapato melhorou e também o meu desempenho", diz Ryan.

running-ss20-adizero-story-ryan-desktop

Ryan não poderia ter dito melhor, os adizero melhoram constantemente com os nossos atletas. Apenas três anos após a vitória de Gebrselassie na Maratona de Berlim, Patrick Makau calçava a nova e evoluída silhueta para bater o recorde anterior em 21 segundos. Em 2014, uma nova geração de adizero, quebrava o recorde quando Dennis Kimetto retirava 41 segundos ao tempo de Makau com os adizero Adios Boost.

À medida que mais e mais atletas de elite começaram a calçar e a serem vistos com os sapatos, o interesse dos runners aumentou e a adidas percebeu isso. Hoje em dia, adizero expandiu-se para uma gama de calçado para todos os níveis. Ben Herath, designer dos primeiros adizero Adios, acredita que “a leveza é para todos, porque todos queremos correr mais rápido. Esse era o objetivo, levar a velocidade a todos"

Os adizero vieram democratizar a velocidade para as massas. Mathilde Have, capitã dos adidas Runners Copenhagen, sente que usar adizero reformulou a sua relação com a velocidade - "Senti-me mais rápida, e isso fez-me ganhar velocidade." Tal como a outros corredores adizero, os sapatos davam-lhe mais confiança, permitindo-lhe redescobrir o seu amor por correr rápido.

running-ss20-adizero-story-mathide-desktop


QUAL O PRÓXIMO CAPÍTULO DE ADIZERO?

Os runners e o calçado de running têm algo em comum: querem sempre ser mais rápidos. Quer sejas um recordista de maratona ou um corredor casual dos 5 km, os adizero podem ajudar-te a desbloquear o próximo nível. Portanto, a questão não é saber qual o futuro de adizero, mas o que se segue para ti. Se estás preparado para ser mais rápido, é o momento de descobrir a linha adizero.

Rótulos
adidas